Páginas

1 de fevereiro de 2014

Sobre planejar a vida inteira e então abrir mão de tudo...

Você conhece essa história. Porque você gosta de estar no controle da situação. Não gosta?

Talvez os seus planos sejam tão bons, mas tão bons, que você se sinta orgulhoso de ser roteirista da própria vida. Talvez seus planos façam você se sentir sensato, responsável, inteligente e um cara que tem tudo pra ser bem-sucedido. Talvez você se sinta seguro ao olhar pra eles, como se houvesse um chão debaixo dos seus pés que vai segurá-lo quando as coisas estiverem difíceis. Talvez você seja o tipo de pessoa que luta pra conquistar as coisas, então valoriza tudo o que tem conquistado a custa de muita renúncia. Talvez você encontre neles um porto seguro, uma fortaleza, um lugar confortável. Talvez eles sejam o conforto que você tanto espera encontrar um dia, depois de madrugadas, xícaras de café, livros e uma vida corrida. Seus planos parecem perfeitos, você cronometrou toda a sua vida, você organizou tudo, suas emoções estão programadas... Sem maiores surpresas. Eles são bons planos. Não são egoístas, nem cheios de vaidades. Mas por melhores que sejam... Talvez eles não estejam dentro da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

A verdade é que temos medo da vontade de Deus. Somos tão arrogantes que achamos que podemos vencer a sabedoria do Rei do Universo, aliás, já aprendemos tanto "com a vida!" Tomamos os papéis e a caneta das suas mãos, as mesmas que sangraram na cruz e embalam as estrelas, e dizemos: "não queria incomodá-lo, mas essa história é minha e eu sei bem como escrevê-la." Então decidimos fazer o que temos planejado tão cuidadosamente e é claro que nunca encontramos satisfação. Nosso coração parece vazio... Não há sinais de vida nele. É aí que nos damos conta: aquele lugar, por mais perfeito que pareça, não é nosso.

Os pensamentos de Deus não são os mesmos que os nossos, nem seus planos, nem seus sonhos. Eles são muito mais altos, muito mais elevados, muito mais sublimes, intrinsecamente perfeitos. Eu estou aprendendo a abrir mão de toda a vida que eu planejei pra mim... Por mais que ela se parecesse muito com o que eu achava ser a vontade de Deus pra mim. Perdendo o controle do meu destino, caminhando no desconhecido, assumindo riscos. Talvez os planos de Deus sejam bem diferentes dos que eu costumava cuidadosamente tecer pra mim... Sempre penso na Rainha Ester e como ela abriu mão da sua vida anônima pra comprar a causa de todo um povo. Seu coração cheio de amor não suportaria nenhum plano de vida egoísta. Ela disse "sim" para Deus, embora isso enchesse seu coração de medo. E foi assim que todo um povo foi salvo de ser exterminado - o seu povo, a sua gente, conhecida ou desconhecida. No fundo do seu coração, ela devia saber que os melhores planos de vida não são nossos e nada tem a ver com uma vida cercada de desejos egoístas. Ela sabia que iria valer a pena se lançar no imenso desconhecido se isso fazia parte do plano de Deus, se isso tocava o povo que Deus amava. Se Deus amava, ela também amava. O amor Dele tornou-se dela. Ela sabia... No fundo do seu coração, ela sabia.

E eu sei. Eu sei que vale a pena. Porque se a gente deseja mudar o mundo, precisamos estar dispostos a ser "incomodados o suficiente" para deixar de lado nossa agenda para tomar a agenda de Deus. Se não houver renúncia, nosso amor pelos outros não passa de um barulho inútil, de meras palavras, de romantismo barato. Mas se o amor for real... Então não nos importaremos em amassar e jogar no lixo nossos roteiros para viver os roteiros de Deus. A paixão Dele será nossa. Acredito que ele esteja procurando gente disposta a comprar a causa, gente disposta a sair da sua zona de conforto, gente disposta a AMAR as pessoas dessa maneira - a ponto de esquecer de si mesmo. Gente que vai dizer "sim" e vai aonde for preciso. Gente que escolheu a melhor parte. Gente que decidiu viver por algo maior.

Minha oração é para que você tenha coragem de trocar de roteirista. Que roteirista melhor que Aquele cuja hitória é a própria História? Você não vai saber o final da história, mas não se preocupe - vai ser melhor do que seu melhor palpite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário